sábado, 7 de março de 2009

Sobre o desejo

Tirei o sábado à tarde pra estudar com meus novos colegas da especialização...
Interessante como o simples fato de estudar algo te faz pensar, te faz avaliar como aquilo se deu na sua vida...

Do grupo de hoje, só eu e outro dos meus colegas temos formação em Psicologia ( o resto é formado em Pedagogia) e nós dois ficamos um tempo refletindo sobre o desejo. Ora, o que é o desejo se não o que move o ser humano na direção de algo. Não exite ação sem desejo. O desejo é algo tão importante de ser suprido como a fome, e, se não se realiza no plano real, se realiza no plano inconsciente ( sonhos, atos falhos, lapsos, etc.).
Tá, mas não é disso que quero falar...o que quero falar é que a gente só aprennde se tiver desejo, claro já que aprender é uma ação humana... mas, vocês já notaram como essa frase é cheia de conteúdo filosófico?

Só aprendemos se o nosso desejo estiver direcionado para isso... Só mudamos se o nosso desejo estiver direcionado pra isso...só experimentamos e nosso desejo estiver dorecionado p isso...

Mas como saber p onde este tal de desejo está se direcionando? Acho que é na base da experimentação. Na base da tentativa e erro. ..

Sempre digo pros meus alunos... Voces têm fome de quê??? É tipo isso mesmo... vc tem fome de que??

E aí vc saberá p onde vc vai, o que vc quer aprender e p onde seu desejo está direcionando...
Se as pessoas fossem mais livres, saberiam pra onde ir... saberiam pra onde o seu inconsciente te leva... mas as pessoas querem aprender, querem se aventurar sem nem se libertar... E aí, como faz? Não faz. Aí não se chega ao seu inconsciente, não se chega ao seu desejo.
u não tenho a menor idéia do que o Freud disse sobre se aventurar, na verdade, eu acho que ele não disse muita coisa sobre isso, mas eu digo. Já nasci no mesmo dia e ano que ele, então vou completar o que ele diz....

Galera, vamos nos aventurar... pq o tempo não espera. O desejo não espera e ele está em você... pronto para ser realizado, mas com responsabilidade, claro!


Ps: Vcs viram o que a mistura de Psicologia + muita Cerveja faz né? Um post sem noção e sem nenhum sentido.... kkkkkkkk

2 comentários:

Carol Freitas disse...

Se as pessoas fossem mais livres, saberiam pra onde ir...

anotado.

Suyanne Correia disse...

Adorei esse post, não tinha lido... hihihihihih
Faz todo o sentido do mundo!!!!
Arrasou...